Destaque Home Campanha
SIEG Cursos: Modelagem de processamentos no QGIS (Graphical modeler)
02/02/2018 09h31 - Atualizado em 02/02/2018 16h45

Será realizado entre os dias 19 e 22 de fevereiro o primeiro um treinamento de 2018 em ferramentas de Geoinformação, o curso de Modelagem de processamentos no QGIS (Graphical modeler). Esta capacitação é oferecida pela Gerência de Cartografia e Geoprocessamento do Instituto Mauro Borges (IMB), da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan). O evento tem o intuito de demonstrar a customização das ferramentas de processamento no software QGIS, cumprindo a atribuição de viabilizar a capacitação e a reciclagem dos técnicos associados ao Sistema Estadual de Geoinformação (Sieg).
O público-alvo são os servidores públicos que trabalham com informação geográfica. O treinamento é gratuito, e será no Laboratório de Informática da Escola de Governo Henrique Santillo, localizada no Jardim América. Os instrutores do curso são os pesquisadores em geoprocessamento do IMB: Bernard de Oliveira, tecnólogo em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG); e Helber de Carvalho, tecnólogo em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
São oferecidas 22 vagas e restrito a servidores públicos, o número de vagas será limitado por cada órgão. As inscrições serão confirmadas no dia 15 de fevereiro de 2018.

1.1 - Introdução a caixa de ferramentas (toolbox);
 1.2 - Configuração da caixa de ferramentas;
 1.3 - Estrutura da caixa de ferramenta;
 1.4 - Performace de alguns ferramentas;
  1.4.1 – Ferramentas de análise vetorial;
  1.4.2 – Ferramentas de análise matricial.

2.1 - O que é o modelo gráfico;
 2.2 - Abrindo o modelo gráfico;
 2.3 - Configurando o modelo gráfico;
 2.4 - Tipos de Entradas ;
 2.5 - Algoritmos;
 2.6 - Rodando o modelo;
 2.7 - Editando o modelo;
 2.8 - Iteração do modelo e processando em modo batch.

SERVIÇO:
Modelagem de processamentos no QGIS (Graphical modeler)
Data do curso: de 19 a 22/02/2018
Local: Escola de Governo Henrique Santillo
Rua C-135 esq. C-149, Qd. 291, Lt. 3 – Setor Jardim América, CEP: 74.275-040, Goiânia - GO
Inscrições até 15/02/2018, exclusivas para servidores públicos.
Clique aqui para efetuar sua inscrição

SIEG coordenado pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos - IMB © Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido pela SEGPLAN

IMB