Notícias
Goiás tem novo Mapa de Destinos e Regiões Turísticas
11/05/2016 12h23 - Atualizado em 11/05/2016 12h43

Goiás ganha novo mapa turístico. A Goiás Turismo, responsável pelo alinhamento das novas regiões turísticas do Estado, apresentou nesta terça-feira, dia 26, o resultado do trabalho desenvolvido junto aos municípios. Pelo novo mapa serão dez regiões turísticas compostas por 49 municípios. Seis municípios entraram no mapa e oito deixaram de ser considerados destinos turísticos, outros foram remanejados de acordo com suas características e vocações para a região onde melhor se adequava.

O mapa foi apresentado durante reunião do Fórum de Turismo Goiás, para os membros da entidade, representantes do trade turístico e secretários municipais de turismo. O próximo passo é encaminhar o novo quadro de regiões goianas ao Ministério do Turismo que irá reunir todos os mapas estaduais e lançar o novo mapa turístico do Brasil 2016-2019, ainda neste primeiro semestre.

Os gestores municipais receberam orientações para a formalização da entrada ou permanência de seu município no mapa, cuja última atualização era de 2013. Para isso, eles tiveram de enviar três documentos à Goiás Turismo: comprovação de existência de um órgão oficial de turismo no município (secretaria, coordenação ou gerência); Lei Orçamentária Anual (LOA) 2016, no Quadro de Detalhamento de Despesa / Turismo; e o Termo de Adesão ao Programa de Regionalização do Turismo (PRT), assinado pelo prefeito.

Confira regiões e municípios:

Região Chapada dos Veadeiros — Alto Paraíso, Cavalcante, São João D’Aliança, Teresina de Goiás.
Região da Estrada de Ferro — Bonfinópolis, Ipameri, Leopoldo de Bulhões, Orizona, Pires do Rio, Silvânia.
Região das Águas e Cavernas do Cerrado — Formosa, Mambaí, São Domingos.
Região das Águas Quentes — Caldas Novas, Rio Quente.
Região do Ouro e Cristais — Abadiânia, Alexânia, cidade de Goiás, Corumbá de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Jaraguá, Mossâmedes, Padre Bernardo, Pirenópolis.
Região dos Negócios e Tradições — Anápolis, Aparecida de Goiânia, Goiânia, Trindade.
Região Lagos do Paranaíba — Itumbiara, Lagoa Santa, São Simão, Três Ranchos.
Região Pegadas no Cerrado — Caiapônia, Chapadão do Céu, Jataí, Mineiros, Paraúna, Piranhas, Serranópolis.
Região Vale da Serra da Mesa — Colinas do Sul, Minaçu, Niquelândia, Uruaçu.
Região Vale do Araguaia — Aragarças, Aruanã, Britânia, Nova Crixás, São Miguel do Araguaia.

O novo Mapa Turístico de Goiás já está disponível em formato PDF no Portal SIEG, por meio do endereço: http://www.sgc.goias.gov.br/upload/arquivos/2016-05/mapa-regionalizacao-2016.pdf

Fonte: Goiás Agora.

SIEG coordenado pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos - IMB © Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido pela SEGPLAN

IMB